Qualidade e agilidade são fundamentais no mercado de food service

Dipam Gaúcha Distribuidora abastece empreendimentos que produzem refeições com produtos de grande valor agregado de marcas consagradas

A exemplo do que ocorre em vários setores da economia do país, a instabilidade econômica que o Brasil vive nos dias atuais gerou uma leve estagnação no mercado de alimentação fora do lar (food service). O ano de 2015 e o início de 2016, com o orçamento familiar mais apertado, já trouxeram mudanças importantes para o segmento, que vivenciou um crescimento médio anual na casa dos 12% nos últimos anos.

As pessoas estão saindo menos de casa para jantar, mesmo nos finais de semana. Em compensação, estão demandando mais produtos “Para Viagem” e entregas em domicílio. Essas opções acabam se tornando mais em conta quando comparadas com os gastos despendidos em refeições fora do lar. O consumidor também está indo atrás de ofertas, descontos e promoções especiais.

Muitas vezes a vantagem econômica está se sobrepondo ao cardápio elaborado ou a qualidade da alimentação oferecida pelos empreendimentos do setor de alimentação fora do lar. Desta forma, as pessoas que estão frequentando estes ambientes optam, muitas vezes, em consumir itens compartilháveis, como pizzas, porções para duas pessoas, pratos coletivos, substituindo produtos individuais e cortando itens como entradas, acompanhamentos e sobremesas.

O mercado de food service se concentra em estabelecimentos que produzem refeições como restaurantes, lancherias, hotéis, hospitais, cantinas de colégios, confeitarias, cozinhas industriais, casas de eventos, entre outros. Para este segmento, a Dipam Gaúcha Distribuidora oferece, desde 2010, por meio da sua divisão de food service, uma linha qualificada de produtos de grande valor agregado, onde se destacam marcas consagradas como Ajinomoto, Bauducco, Nissin, Sakura e Melitta. Além disso, conta com equipe especializada que reúne vendedores externos, tele-vendas e mais um serviço especial de entregas rápidas, aliando qualidade e agilidade. O processo de entrega é feito em até 24 horas, ou no mesmo dia para pedidos de maior urgência.

O modelo de atuação da Dipam Gaúcha no segmento food service, aliás, tem merecido elogios das empresas cujos produtos são distribuídos por ela. O grupo de pessoas dedicados exclusivamente ao setor, capitaneados pela supervisora de Food Service, Caroline Lopes, é responsável por impulsionar as vendas aos estabelecimento que produzem refeições. Um diferencial desse setor, é que, diferentemente do cliente varejista, que costuma comprar os produtos que necessita quinzenalmente, o cliente de food service costuma não trabalhar com grandes estoques de alimentos, fazendo aquisições semanais.